Thursday 19 February 2009

Expocarreiras

No dia 11 de Fevereiro assistiu-se, na Universidade Católica de Lisboa, a um evento.

Evento este dedicado aos alunos, estudantes internos e externos à instituição, no âmbito de promover, determinar e apresentar propostas profissionais tão bem como estratégias, formas e meios de melhorar e aprofundar os nossos estudos e, por conseguinte, a nossa vida académica.


Várias empresas vieram apresentar dados e propostas aos alunos que, numa fase de pré-profissão e de entrada no mercado de trabalho, poucos dados e informações têm. Daí que, todo este evento, directamente elaborado para os estudantes tenha sido de cariz informativo e pedagógico tão bem como importante para um futuro já tão próximo.


Uma das conferências dadas neste evento foi a de “Erasmus”.

Esta conferência, como o nome indica, foi elaborada e apresentada pela Professora Ana Paula Rias, pelo Professor Peter Hanenberg e pelo Doutor Carlos Sousa. Os dois primeiros, professores da Universidade e directamente relacionados com o gabinete de Erasmus e o último relacionado com a Proalv.
Numa primeira fase, a conferência foi orientada pela professora Ana Paula Rias que deu os dados relativos ao intercâmbio e falou da experiência que é fazer Erasmus.

O Erasmus é um programa de mobilidade e uma oportunidade e experiência única que todos devem fazer. É um programa que está ligado ao ensino superior e que visa o contacto e a aprendizagem de outras culturas. Existe uma bolsa de mobilidade que ronda os 320euros por mês e há ainda a possibilidade de uma bolsa suplementar em casos mais pontuais: alunos com dificuldades socioeconómicas e, ou, com deficiências físicas.

Numa segunda parte o Doutor Carlos Sousa falou do programa Leonardo DaVinci relacionado com estágios profissionais. Este programa já só se aplica aos alunos licenciados e que, numa primeira fase ainda não tenham arranjado nenhum trabalho e que queiram partir, como no programa anterior, para outro país para trabalhar já dentro da sua área de estudos. Este programa verifica-se em 27 países da União Europeia tendo como tempo mínimo 2 semanas e máximo 6 meses. É um programa que conta com uma bolsa mais elevada do que a de Erasmus.

Uma vez que se encontram em época de candidaturas para Erasmus, esta conferência foi de relativa importância e interesse por parte dos alunos que não deixaram de comparecer e de tirar dúvidas.

No comments:

Post a Comment