Wednesday 11 March 2009

Web 2.0




Na sequência da disciplina foi-nos proposto a realização de um trabalho cujo tema é a Web 2.0.
Numa primeira fase decidimos investigar o que é a Web 2.0, quais as suas diferenças relativamente à Web 1.0 e pesquisar algumas aplicações desta.
O que depreendemos, em resultado do estudo feito, foi que a Web 2.0 é uma segunda geração de serviços e comunidades Web e que, embora pressuponha uma inovação, só se verifica como um novo meio comunicacional e de participação entre os utilizadores. A Web 2.0 não apresenta nenhuma inovação técnica de referência.

Contrapondo a antiga Web com a actual conseguimos perceber algumas diferenças:
- serviços e sites: em construção VS beta eterno
- foco: empresa VS utilizador
- conteúdo: publicação VS participação
- informação: portais VS RSS
- programação: top down VS bottom up
- página pessoal: site pessoal VS blogging
- internet: rede VS rede + plataforma

Alguns especialistas criticam esta nova Web alegando que não passa de uma estratégia de marketing e que não há nova tecnologia, conceito ou ideia.

Concerteza todos vocês, Terráqueos, navegam na net utilizando muitas das aplicações que esta nova Web oferece.
Se repararem, a inovação ou o "diferente" é o facto de podermos, hoje em dia, interferir na net, ou seja, publicar, participar, escrever, navegar, reformular, etc. o que quisermos. Hoje nós, enquanto utilizadores, temos um papel imprescindivel nesta Web. Se ela existe é para nós e nós somos a Web!

É de referir que todos os sites, bloggs, aplicações, etc. que utilizamos correntemente no nosso dia-a-dia são de serviço Web 2.0. Por exemplo o "youtube" onde vocês vêem filmes, videos, excertos de programas, etc. são publicados por pessoas amadoras que querem publicar e dar a conhecer. Isto é o essencial da Web 2.0!!!

Outro exemplo é a "wikipédia" onde muitas vezes vocês vão la para saber informações, auxilio de busca, etc. os textos que la estão publicados são de autoria anónima, ou seja, de pessoas sem experiência mas que assim mesmo querem la por informações que acham pertinentes.

Atenção que no caso da wikipédia, o facto de ser um site onde muitas vezes o que vos leva a pesquisar nele é a busca de informaçao há que ter em conta não serem textos escritos por especialistas.

Não se deixem influenciar pelo que vos é dado... Hoje a vossa missão é outra: Naveguem, pesquisem, vejam, etc. mas CRITIQUEM, QUESTIONEM E INVESTIGUEM!!

Saudações :)

No comments:

Post a Comment