Tuesday 2 June 2009

"A convergência nos media"

A conferência sobre a convergência nos media realizou-se dia 23 de abril na Universidade Católica Portuguesa para alunos desta faculdade interessados neste tema.
Esta conferência recebeu dois convidados relacionados com este assunto nomeadamente o director da vodafone e o director do jornal público online.

O objectivo principal desta conferência é tentar responder á seguinte questão:
"O que é afinal a convergência? Tratar-se-á simplesmente de um processo técnico ou tecnológico? Ter-se-á o conceito esgotado ou estaremos perante uma convergência 2.0 motivada pelo surgimento de novas tecnologias como o telemóvel e um profundo processo de individualização. De que forma podemos articular o(s) modelo(s) de convergência com o conceito de híbrido e liquido. Quais as novas problemáticas que desafiam as empresas e profissionais da comunicação?"


Uma das explicações que nos foram dadas pelo director da vodafone foi:“ A convergência é como o sexo na adolescência, todos sabem o que é, todos já fizeram, mas no fundo ninguém sabe o que é”.

Foi nos dito também na conferência que os jornais hoje em dia pertencem a certos grupos económicos o que leva a uma maior premeabilidade a funções técnicas, a pressões externas, a uma maior independência jornalistica e a uma menor diversidade informativa.

Ainda acerca da convergência ficamos todos a saber que existem vários tipos de convergência sendo estas:

1º “Convergência entre meios de comunicação social”
Web/ papel
Vídeo/ fotografia (EUA principalmente)

2º “Convergência de dispositivos”
Telemóvel
Todos os meios imediatamente online

3º “Convergência entre produtores e consumidores”
Estão a mistorar-se
Ex: Blogue (participam na discussão e tem acesso a meios que lhe ajuda a participar)

E ainda nos foram expostos alguns mitos da Convergência:

1º A convergência é a forma como a empresa ou organização arranja para cortar custos;

2º As redaccões estão cheias de pessoas com criatividade que conseguem fazer qualquer coisa

3º Todos os reporters devem andar com uma mochila ás costas e fazer tudo ao mesmo tempo.
(o que é impossível).


Sobre o telemóvel referiram que este objecto e artefacto cultural no sentido em que é o objecto mais importante que a pessoa tem consigo (bem muito essencial), está sempre conosco, sempre on e é personalizável.

Esta conferência foi muito gratificante para nós, alunos de comunicação social pois eclareceu-nos bastante sobre este tema que nos suscita cada vez mais dúvidas e questões.

No comments:

Post a Comment